Síndrome de Burnout
- lilianyaginuma

- 12 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Uma das notícias mais comentadas na internet nesta semana foi o caso da jornalista Izabella Camargo, demitida da Rede Globo em 2018 após afastamento por motivos de saúde, mais especificamente para tratar a Síndrome de Burnout, popularmente conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional. Ela entrou com processo judicial contra esta atitude da emissora e o juiz concedeu a causa à jornalista, exigindo que a emissora a reintegre no seu quadro de funcionários.
Mas o que é Síndrome de Burnout?
Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.
Alguns sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout:
- Cansaço excessivo, físico e mental
- Dor de cabeça freqüente
- Alteração no apetite
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Sentimentos de fracasso e insegurança
- Negatividade constante
- Sentimentos de derrota e desesperança
- Sentimentos de incompetência
- Alterações repentinas de humor
- Isolamento
- Fadiga
- Pressão alta
- Dores musculares
- Problemas gastrointestinais
- Alteração nos batimentos cardíacos
O tratamento convencional para a Síndrome de Burnout é realizado com psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. Outra conduta muito recomendada para prevenir a Síndrome de Burnout é descansar adequadamente, com boa noite de sono (pelo menos 8h diárias). E é fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas.
Como a Naturologia pode ajudar nestes casos?
A Naturologia realizaria um tratamento complementar para potencializar o trabalho do médico e psicólogo. Na consulta on line, conversaríamos sobre sua rotina diária e a ajustaríamos com a inclusão de alguns hábitos que são ensinados passo-a-passo como uma rotina de meditação, exercício respiratório e até mesmo algumas posturas de yoga que podem ser realizados no seu próprio ambiente. Também podemos trabalhar com a aromaterapia e os florais de Bach para amenizar os sintomas emocionais envolvidos na Síndrome, bem como dicas alimentares, de rotina de sono e atividades de lazer. O acompanhamento dura em torno de 30 dias, com total acesso via Skype, e-mail e WhatsApp para tira dúvidas neste período. Também pode ser realizado um complemento presencial, através de uma sessão de massagem relaxante, shiatsu ou havaiana

, que minimiza os sintomas físicos como tensões, dores de cabeça e cansaço.
Link recomendado:




Comentários